De vida curta, extremamente curta, pois morreu antes de completar 27 anos.
Dele, pouco se sabe. nasceu em 21 de dezembro de 1401 em Castel San Giovanni di Altura, ducado de Milão. É a única coisa em sua vida que se tem registros precisos. No mais, quase tudo é especulação. Chamava-se Tomasso de San Giovanni di Simone Guidi. O apelido de Masaccio lhe foi dado somente no século XVI, porseu biógrafo Giorgio Vasari(1511-1574), também pintor, e poderia ser traduzido assim como "descuidado" ou "desligado".
Sua carreira como pintor pode ser contada a partir dos dezesseis anos, quando mudou-se para Florença. Foi um dos primeiros, se não o primeiro a fazer a aplicação científica da perspectiva e trabalhar o foco de luz de maneira a criar uma sensação de tridimensionalidade que passou a caracterizar a pintura da Renascença. Seu estilo exerceu forte influência sobre outros artistas, como fra Angelico, Michelangelo e Rafael.
É preciso muita prudência na identificação da obra de Masaccio, pois ela pode ter interferências outras. Por exemplo, logo de início, ele retomou trabalhos deixados inacabados por antecessores; continuando, contou com a pariticipação de outros ajudantes.
Em 1422 fez o tríptico da Virgem para a igreja de San Giovenale, perto da cidade. A segunda obra conhecida é "A Virgem com o Menino e Santa Ana" (c.1424), na igreja de Santo Ambrósio, que já havia sido iniciada por Masolino (1383-1428).
Em 1426, recebe a encomenda de um retábulo para a igreja de Santa Maria del Carmine, em Pisa. Donatello (1386-1466) estava na cidade na ocasião e, inspirado em suas esculturas, Masaccio faz novas experiências com a plasticidade e a perspectiva.
Entre 1424 e 1428, ele executou sua obra mais elogiada: os afrescos da capela Brancacci da igreja de Santa Maria del Carmine, em Florença. A obra foi dividida com Masolino e algumas pinturas começadas por Masaccio foram terminadas por Filippo Lippi, conforme já dissemos. A autoria desses trabalhos constitui ainda hoje motivo de divergência entre os críticos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário