Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. É considerado o príncipe dos pintores, elegeu especialmente a pintura e a arquitetura como meios de expressão.Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras. Iniciou seus estudos com o mestre da Úmbria, Pietro Perugino. Em 1501 já era considerado um mestre. Ele aprendeu a técnica do afresco(ou pintura mural). Em seu ateliê Rafael elaborou sua primeira obra significativa, O Casamento da Virgem,em 1504.
Em 1508, foi convidado pelo papa Júlio II para ir a Roma, para decorar com afrescos vários recintos do Vaticano. No primeiro deles, a Stanza della Segnatura, Rafael pintou uma de suas maiores obras, "A Escola de Atenas" , onde fez uma homenagem aos antigos sábios gregos.
Ele morreu prematuramente, em Roma, no mesmo dia em que alcançava os 37 anos. Afirma-se que ele foi vítima de uma febre muito severa. Rafael tornou-se famoso especialmente pela produção de suas Madonas, um conjunto de pinturas sobre a Virgem Maria. Seu nome marcou a história do Renascimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário